Resultado das Pesquisas

Design Open Source!!! Parte 1!

em 8 de julho de 2010
A partir de hoje iremos publicar uma pequena série que irá falar de programas para designer gráfico, porém com um diferencial: essas ferramentas são do mundo Open Source.

Imagem by: Wikipédia
Teremos dois focos nesta série, serão os programas Gimp e Inkscape, eles foram escolhidos por estarem presentes tanto no Windows como no Linux, e por serem programas com versão em Português.

Para esta série traremos Vídeos, Artigos, Tutoriais e recomendações de sites especializados.

Muitos dos Materiais que iremos trazer não serão de nossa autoria, sempre iremos prestigiar o autor dando os devidos créditos.

Nessa primeira postagem iremos falar um pouco sobre o Inkscape, entenderemos o que é um Programa de Desenho Vetorial, e para terminar recomendaremos dois vídeos para você dar os seus primeiros passos no Inkscape, vamos lá?
O que é um Programa Vetorial?

Antes de falar do Inkscape, temos que entender para que ele serve. Você já deve ter ouvido falar em Desenho Vetorial!


Desenhos Vetoriais são: Desenhos compostos por curvas, elipses, polígonos, texto, entre outros objetivos matemáticos. Por serem compostos de formas e cálculos matemáticos os Desenhos Vetoriais possuem a caracteristica de poderem ser redimensionados sem a perda de qualidade.


Para você entender melhor, pense assim:

Se você tiver uma foto e tiver que redimensioná la 3 vezes a mais que seu tamanho normal, ela perderá qualidade ficando com pontos embaçados e quadriculados. Isso acontece porque essa imagem é composta por Minúsculos pontos chamados de pixel, que ao serem "puxados" perdem suas caracteristicas e deformam a imagem.

Por outro lado uma imagem composta por vetores poderá ser ampliada sem perda. Por ser composta por traços matemáticos que se calculam automaticamente eles preservam em 100% a qualidade da imagem.

Você encontra Desenhos Vetoriais em:
Logotipos, Banners, Outdoors, Placas, Cartões de Visita, e muito mais.

Para melhor se trabalhar com esse tipo de desenho, recomenda se programas específicos, ou seja programas de Desenho Vetorial.

Exemplos: Adobe Illustrator, Corel Draw, Draw, Inkscape, SK1, Xara Xtreme, ...

O mais famoso e mais usado atualmente é o Corel Draw, porém ele é um software pago que hoje custa em torno de R$ 1.400.00 e não possui versão nativa para Linux.

Como alternativa recomendamos o Inkscape, que não é um clone do Corel, mas sim um programa capaz de executar as mesmas tarefas.

Depois de todo esse papo, convido você a assistir aos vídeos abaixo, assim você terá uma noção melhor da ferramenta e dos conceitos sobre desenho vetorial.

Dificuldades em ver o vídeo? Então assista direto no Youtube!

Dificuldades em ver o vídeo? Então assista direto no Youtube!

Podemos fazer muito mais com InkScape, na próxima postagem falaremos um pouco mais sobre ele e traremos outras dicas.

Esperamos que tenham gostado, deixem seus comentários e prestigiem os autores dos vídeos visitando seus canais no YouTube.

Fontes Externas:
Definição de Desenho Vetorial: Wikipédia
Caracteristicas e Valor do CorelDraw: Site do Programa

Publicidade 728x90