Resultado das Pesquisas

Dá pra trocar o WINDOWS XP, por outro Sistema Operacional?

em 21 de novembro de 2009
WINDOWS XP PADRAO


Após o lançamento oficial do Windows Seven, muitos usuários do Windows XP voltam a ter a dúvida: migrar para outro S.O. ou continuar com o melhor sistema que a Microsoft já lançou!

A resposta num todo é simples “SIM”, mas antes de você tomar qualquer decisão, te convido a ler este pequeno texto, que tenta explicar os motivos porque mudar ou o porque não mudar.
Quando o Windows Vista foi lançado, em janeiro de 2007, foi muito cogitado que todos migrassem para o Vista, pois este seria o sucessor natural do XP. O que na verdade aconteceu foi que poucos usuários migraram para o Vista. Muitas pessoas que compravam novos computadores, abriam mão de seu S.O. original e migravam para um Windows XP pirata.



Ilustração ao Windows Xp Pirata


Isso acontecia devido ao grande número de incompatibilidades que o Windows Vista trazia. Outro ponto que não pode ser esquecido, eram as grandes exigências que o sistema fazia para ter um desempenho razoável.

Durante o desenvolvimento do Windows Vista, a Microsoft trabalhou pesado para que seu novo S.O. não fosse facilmente pirateado, o que realmente aconteceu foi que todo esse empenho foi em “vão”, porque comprar um Vista Pirata é tão fácil como comprar pão na esquina.

Mas o pior inimigo do Windows Vista, era o Windows XP.

Agora quase 3 anos depois do lançamento do Windows Vista, a Microsoft apresenta seu novo S.O., o Windows Seven, tentando eliminar toda a má impressão que o Vista tinha deixado. Para isso ela adotou a seguinte missão:

Criar um sistema que não fosse apenas bonito, mas sim capacitado a realizar todas as tarefas que lhe fossem impostas sem exigir absurdamente tanto dos hardwares. Um sistema que se mostrasse realmente melhor que o Windows XP.

Tive a oportunidade de experimentar o Windows Seven, antes de seu lançamento oficial, e baseado nessa experiência lhes digo:

Realmente o Windows Seven se mostra melhor que o Windows XP, mesmo ainda tendo alguns pequenos problemas, e exigindo um pouco mais que o XP no quesito hardware, ele se mostra preparado para enterrar de vez o Windows XP.

Isso não quer dizer que você deva imediatamente comprar o Windows Seven e trocar seu S.O. Mas que você já tenha em mente que essa mudança se fará necessária em um espaço de tempo médio de 2 anos.

Por quê?

É simples, o grande problema do Windows Xp é que ele está muito “remendado”.

Quando ele foi desenvolvido não se pensava em computadores com mais de 4Gb de memória, ou em processadores de múltiplos núcleos, seu sistema de segurança se mostra extremamente frágil para os dias atuais, aonde a segurança do sistema não depende apenas de antivírus.

Tanto o Windows Vista quanto o Windows Seven, possuem uma política bem diferente no sentido de segurança, se comparada com a do Windows XP essas novas políticas de segurança fortalecem o S.O. fazendo com que eles tenham maior segurança, não deixando esse trabalho apenas para o Antivírus.

Exemplo:

Há um certo tempo atrás era moda pegar vírus através de Pen Drives e dispositivos de armazenamentos que fossem inseridos na porta USB. Isso até hoje existe, mas tanto no Vista quanto no Seven, se algum aplicativo tenta rodar sem a sua prévia permissão, o sistema emite um alerta dizendo que tal aplicativo está tentando iniciar, e cabe ao usuário do PC permitir ou não. Já no Windows XP a única forma de se prevenir é tendo um bom antivírus que detecte o vírus antes dele executar.



Dispositivo USB

Não devemos levar em conta somente a segurança a mais que o Seven oferece, mas que a nova gama de programas, e recursos para os programas que já utilizamos, está sendo feita para ele.


Um exemplo desse caso é o MSN, que na sua versão para Windows XP não traz todos os seus recursos. Outro aplicativo privado de todos seus recursos no XP é o novo Windows Movie Maker. Poucos conhecem, mas já existe o Windows Média Player 12, que exige menos que o 11 e tem muitas novas funcionalidades, esse novo Windows Média Player não está disponível para o XP.



Logo do MSNWindows Média Player Logo


Sei que todos os programas que citei acima, podemos encontrar substitutos melhores e que todos pertencem à Microsoft. Mas a possibilidade de aparecerem novos programas disponíveis apenas para o Seven é muito grande, lembro que quando fui experimentar o aplicativo Alcohol 120% ele só funcionava no Windows XP. Isso que estamos passando hoje nada mais é do que um momento de transição cheio de receios e medos de algo novo, afinal é natural do ser humano o medo da mudança.

Antes de você migrar para o Windows Seven quero que você saiba 3 coisas:

1ª) Como falei há algumas linhas acima, para o funcionamento do Windows Seven serão exigidos hardwares mais potentes que os exigidos pelo Windows XP, antes de migrar é importante que você conheça o mínimo que sua máquina deve ter para você não ter desagradáveis surpresas.

O mínimo é:

Processador 1 GHz (32- ou 64-bit)

1 GB de RAM (32-bit); 2 GB de RAM (64-bit)

16 GB de espaço livre no HD (32-bit); 20 GB de espaço livre no HD (64-bit)

Placa de vídeo com suporte a DirectX 9.

É claro que esse é o minimo, para ter um desempenho melhor, melhores configurações serão exigidas. Aquela velha história: Você quer o que é bom, ou você quer o que é Melhor?!

Existe um aplicativo chamado Windows 7 Upgrade Advisor que ele avalia se seu PC está pronto, ou não para migrar.

2ª) Mesmo sendo um sistema muito promissor ele ainda tem vários problemas e incompatibilidades mas que ao meu ver, e ao ver de muitos, devem ser corrigidos em um prazo de tempo médio.


3ª) Pode ser que ainda você não tenha se convencido a migrar, ou seu PC não apresente os requisitos mínimos mas tenha em mente que na hora de comprar um novo PC ou turbinar o seu não descarte a possibilidade dele estar rodando o Seven em 2 ou 3 anos. Para quem não se arrisca a experimentar outros sistemas, como o Linux ou o Mac OS, o seu futuro será embarcar no Windows Seven ou ficar parado no tempo.



Pinguim simbolo do LINUXLogo da AppleLogo do Microsoft Windows



Tenha em mente: nem todas as mudanças são boas, mas em toda mudança sempre existirá algo bom. ;)

Publicidade 728x90