Resultado das Pesquisas

Evite que seu PC, passe calor nesse verão.

em 18 de novembro de 2009
Computador em Chamas
(Imagem by: cibomahto)




Com a aproximação do verão, começam a aparecer computadores com problemas de superaquecimento. Na postagem de hoje, mostraremos os casos mais comuns aonde este problema pode acontecer e mostraremos dicas de como resolver.

O grande problema de aquecimento muitas vezes está ligado à falta de manutenção preventiva, ou seja, as pessoas preferem “pifar de vez” o computador, do que fazer manutenções periódicas. Prática que pode com toda certeza sair mais cara.

Um dos motivos para superaquecimento da CPU, está relacionado ao cooler. Ele pode estar cheio de poeira e sujeira, que com o passar do tempo impede que o mesmo trabalhe normalmente.

Outro motivo, é a grande quantidade de hardwares inspetados na mesma placa mãe.
Nesse caso o melhor é aumentar o número de coolers dentro do gabinete. O cooler do processador tem apenas a função de resfriar o processador e nada mais.

As condições aonde a CPU fica também são muito importantes, de preferência pôr em lugares aonde não bata a luz do sol diretamente, lugares que não sejam muito abafados, evite colocar muitos objetos e móveis em volta da CPU, facilitando assim a circulação de ar em volta da mesma.

Muitas pessoas acreditam que manter a lateral do gabinete aberta, ajuda a diminuir a temperatura na placa mãe e em todos os componentes. Bem, não vou dizer se é certo ou errado, mas vou dar um conselho: Não faça isso, o risco de alguma coisa entrar dentro do gabinete é muito grande e os prejuízos podem ser ainda maiores.

Agora para finalizar, 4 dicas que podem ajudar, e muito, sua CPU nesse verão que se aproxima:

1ª) Leve seu computador a um técnico de confiança periodicamente, e peça que seja feita uma limpeza dos componentes. Seria interessante que esse tipo de manutenção fosse feita de 4 em 4 meses.

2ª) Além de coolers adicionais, você pode estar implantando em sua máquina exautores, que servem para puxar o ar quente de dentro do gabinete e jogar para fora, diminuindo assim muito a chance de superaquecimento.





Exaustor Gabinete


3ª) Você pode acompanhar a temperatura de todos os seus equipamentos em tempo real instalando programas que servem de display. Tanto o Windows Vista como o Windows Seven já trazem nativamente um gadget que faz essa função, no mundo Linux isso também acontece existindo diversos para sua escolha. Para quem ainda usa o Windows XP ou versões anteriores, a opção é procurar em sites como o Baixaki e SuperDownloads, programas que façam esta função.

4ª) Se você ainda não tem uma CPU, e está pensando em comprar uma nesse final de ano, dê preferência por gabinetes espaçosos. Não se esqueça também, de perguntar ao vendedor sobre o sistema de resfriamento interno, na dúvida peça para que a loja já inclua um Cooler Extra ou um exaustor, com toda certeza será um investimento que te manterá de cabeça fria nos dias mais quente. :)

Publicidade 728x90