Resultado das Pesquisas

Vale a pena fazer Root no Android?

em 1 de novembro de 2011
A partir de hoje iremos introduzir o tema Android em nosso leque de assuntos. Diferente de muitos sites especializados no tema Android, nosso objetivo será mostrar de maneira simples e descomplicada  dicas, curiosidades, novidades e reviews relacionados ao Android.

Créditos da Imagem: Robert Burns




Caso você precise ou queira saber mais a fundo, recomendamos a leitura dos sites abaixo:

http://www.mestreandroid.com.br/ - http://www.androidz.com.br/ - http://www.androidbrasil.com/ - http://www.droider.com.br/

Nesse primeiro post esclareceremos uma das dúvidas mais comuns para quem possui um aparelho com Android, hoje falaremos sobre o ROOT! Será que vale a pena mesmo fazê-lo?

Lembro quando comprei meu primeiro aparelho com Android, uma das coisas que me despertou interesse foi o tal "root". Como sou usuário Linux, já tinha uma certa noção do que o root poderia ser ou fazer! Porém antes de procurar como "rootear" o meu aparelho, procurei entender melhor o que isso significaria.
Durante essa minha jornada notei que grandes sites não recomendavam o uso do root, ou pelo menos não falavam tão abertamente sobre ele.
Abaixo você confere algumas perguntas relacionadas ao root:

Para quem o Root é recomendado?
Do meu ponto de vista, o Root só deve ser usado por pessoas que estejam insatisfeitas ou procurem explorar mais o seu aparelho, essa pessoa deve ter uma certa afinidade com tecnologia e conhecimentos intermediários de informática, ainda deve-se levar em conta que a mesma possua algum conhecimento em inglês.

Todos esses requisitos são necessários porque ao usar o root você ganha poderes de "deus" sob seu aparelho, tais poderes podem vir a prejudicar muito mais do que ajudar. Imagine a situação:


Supondo que você não goste de um papel de parede específico do Windows, com o "root" você poderia ir simplesmente à pasta onde ele está e apagá-la. Muito provavelmente seu sistema continuaria funcionando perfeitamente, certo?

Porém imagine que você está sem espaço em disco, e resolve apagar alguns arquivos "inúteis", você escolhe deletar a pasta "drivers". No momento em que você deletar talvez nada aconteça, porém quando reiniciar seu computador, será necessário reinstalar o sistema inteiro!

Se algo assim acontecer no seu aparelho Android, será muito mais trabalhoso restaurá-lo sendo que em alguns casos não existe restauração.

No exemplo acima usei uma cituação de fácil compreendimento, como muitos de vocês conhecem o Windows, fica mais simples de entender a gravidade do problema.
 
Perco a garantia se fizer root?
Sim, como já explicamos acima, o uso incorreto do "root" pode causar instabilidade e travamentos em seu aparelho, em alguns casos extremos pode-se levar à inutilidade do aparelho. Por esse motivo as montadoras podem abrir mão de oferecer suporte para quem optou por fazer root.

Como faço Root no meu aparelho?
Depende, cada aparelho possui um jeito diferente de fazer "root", alguns basta instalar um app, já em outros é necessário até o uso de um computador.
 
Afinal, qual a vantagem de fazer root?
Vantagens é o que não falta, darei dois exemplos bem simples:

. Livrar-se daqueles programas chatos que não podem ser removidos.

. Melhorar e otimizar os recursos do aparelho. 

Caso você esteja contente com a performance do seu aparelho ou se ache incapaz de administrar o que pode ser perigoso, é aconselhável que você não faça root em seu aparelho.

Atenção este site e/ou seus colaboradores NÃO se responsabilizam por qualquer problema que eventualmente possa vir a acontecer! Faça por sua conta e risco!  

Para quem quiser saber mais sobre root, recomendo que visitem os links abaixo: O que é root no Android e para que serve? - O que é o Root do Android ? - “Root” no Android – Um mundo recheado de funcionalidades.


Bem pessoal, até a próxima!!!

Publicidade 728x90