Resultado das Pesquisas

Brasil terá uma velocidade de internet mais digna

em 3 de novembro de 2011
A Anatel aprovou na última quinta-feira (27-10-2011), novas metas que vêm beneficiar quem utiliza os serviços de Internet (Fixa e Móvel), Mensagens SMS e telefonia (Fixa e Móvel).

Image by: Léo


Entre a melhorias destacam-se:



Todas as empresas que oferecem internet fixa e móvel, deverão entregar a seus usuários uma velocidade média de no mínimo 60% da contratada, sendo que esta porcentagem deve subir até 2014 para 80% da contratada.

As empresas serão obrigadas a fornecer meios do usuário consultar a velocidade de sua conexão, para que os mesmos possam reclamar se a velocidade contratada não for cumprida. Os usuários ainda terão direito a um histórico detalhado destas medições, para que possam encaminhar à Anatel, que fiscalizará as empresas. Estas poderão ser multadas em até R$ 25 milhões se não cumprirem os termos estabelecidos.

As mensagens de texto via celular, os SMS, deverão chegar a seu destinatário em até 1 minuto após seu envio.

As chamadas de telefones fixos para celulares e entre celulares de operadoras diferentes ficaram 25% mais baratas nos próximos três anos.

Além das metas de taxa de transmissão, as empresas terão metas de atendimento, que incluem "capacidade de resolução de reclamações; competência dos atendentes; competência e organização da prestadora; capacidade da prestadora em esclarecer e orientar o assinante quanto a aspectos relacionados à prestação do serviço; percepção do assinante quanto aos aspectos de conta e cobrança; qualidade da conexão; e qualidade do suporte técnico oferecido pela prestadora".

A grande maioria destas mudanças, entram em vigor um ano após a publicação no Diário Oficial da União, o que deve acontecer nos próximos dias, ou seja, entraram em vigor no final de 2012. Teremos mais dignidade nesses serviços que pagamos tão caro!

O jeito é esperar e torcer.

Referência: www.terra.com.br

Publicidade 728x90