Resultado das Pesquisas

Script Ubuntu Perfeito

em 21 de junho de 2010
Adaptação da imagem do Wikimedia.


Quando se chega ao universo Linux, depois de muito tempo acostumado com o Windows, tem se muita dificuldade em instalar programas e codecs essencias para qualquer usuário.

Lembro que quando inicie no Linux (comecei com o já morto Kurumin) seus desenvolvedores batalhavam muito para que ele fosse tão fácil de usar como o Windows. Nos dias de hoje um outro programador brasileiro, conhecido como Hamacker, faz o mesmo com o Ubuntu, ele desenvolveu uma ferramenta de dar inveja a qualquer fanboy do Windows, O Ubuntu Perfeito!



O script Ubuntu Perfeito já existe a mais de 2 anos, em cada nova versão lançada ele se mostra muito melhor que o anterior, sendo obrigatório para quem não quer ter trabalho após uma nova instalação do Ubuntu.

  • Aonde eu baixo o Ubuntu Perfeito?

Você pode baixar o Ubuntu Perfeito nesta página.


  • Como se instala o Ubuntu Perfeito?

Antes de você instalar o Ubuntu Perfeito, é importante que seu sistema já esteja 100% atualizado, e que o repositório "Partner" já esteja habilitado.

Imagem by: Hamacker

Após você ter baixado o pacote deb, dê um duplo clique no pacote.

Imagem by: Hamacker

Note na imagem, que no campo “Status” há a observação : “Requer a instalação de 1 pacote(s)”.

Sim, o pacote a que se refere é o libnotify que acompanhava o Ubuntu em versões passadas, mas no Lucid infelizmente é obtido separadamente.

Essa dependência não é um problema porque se você atualizou a lista de repositórios usando o Synaptic então o sistema saberá onde obter qualquer dependência.

Para prosseguir, basta clicar em [Instalar Pacote] e o próprio sistema se encarregará de descarregar e instalar essa (ou qualquer) dependência, não acredita em mim? Então veja:

Imagem by: Hamacker

Pronto, o Ubuntu Perfeito está instalado.

  • Como ele funciona?

Usando o Ubuntu Perfeito pela primeira Vez:

Vá no menu do GNOME em Sistema->Administração->Ubuntu Perfeito, e o que verá será isso :




Clique na imagem para ampliar.


Os itens na lista acima são chamados de “Tarefas”, cada uma delas reúne um grupo de pacotes que serão instalados para satisfazer cada tarefa.

Os itens marcados são o que pretendemos instalar. Após todas as tarefas serem executadas elas automaticamente serão removidas deste menu.

Quando se executa o Ubuntu Perfeito pela primeira vez, você nota que há alguns itens já marcados, não se assuste, estas são as recomendações de tarefas para deixar o seu Ubuntu, digamos…, Perfeito !

Os demais itens que não estão marcados são “opcionais”, isto é, podem ser importantes para uns, porém desnecessários para outros.


  • O Ubuntu Perfeito funciona em outras distribuições Linux?

O Script Ubuntu Perfeito, como o próprio nome diz, é desenvolvido e testado na Distro Ubuntu, porém talvez ele funcione no Debian ou distros derivadas do Ubuntu, como por exemplo o Linux Mint, mas não dou certeza de nada vá por sua conta e risco.


  • Conheça o site do desenvolvedor!

Você pode conferir muitas outras informações e dicas no site do desenvolvedor, ou nesta página especial dedicada ao Script Ubuntu Perfeito.

Além do Script Ubuntu Perfeito, você encontra dicas e informações de outros programas, tudo relacionado ao Linux principalmente à distro Ubuntu.


  • Concluindo

Se você gostou desta introdução sobre o script, teste-o. Tenho certeza que você não vai se arrepender!

O Legal é usá lo sempre em novas instalações!

  • Se puder Ajude!

O desenvolvedor do Software "pede ajuda" para manter o site e assim continuar com esse excelente projeto, então se você puder ajudar visite o site do Ubuntu Perfeito e contribua com qualquer valor.


Créditos:

Todas as imagens que possuem a legenda Imagem by: Hamacker são pertencentes do site http://hamacker.santhanna.net/.

Para escrever este post, usei como referência este artigo do site http://hamacker.santhanna.net/.

Publicidade 728x90