Resultado das Pesquisas

Como renomear varios arquivos simultaneamente no Ubuntu (Linux)

em 27 de maio de 2009
Quando mudamos para o Ubuntu(Linux), sempre temos dificuldades em nos adaptar com o sistema, uma coisa que fica devendo no Gnome é a opção de mudar o nome de vários arquivos de uma só vez. Existem opções de comandos via terminal para resolver esta dificuldade, mas será que não existe nenhum programa que facilite o serviço para nós?

Sim, ele existe, e se chama Métamorphose.


Metamorphose





Bem, mas por que usar o Métamorphose, e não os tradicionais comandos via terminal?

Simples, percebo que muitos novatos (assim como eu) correm de usar o terminal para realizar coisas consideradas Simples. A cada dia que passa, o uso do terminal em sistemas Linux vem caindo, isso se deve ao esforço de várias pessoas em transformar o uso do linux em uma coisa mais simplificada. O Métamorphose é um bom exemplo disso, com ele o usuário pode facilmente mudar o nome de vários arquivos ou pastas, com poucos cliques.

Mas como assim?

O Métamorphose se torna um programa essencial para o Gnome (isso no meu ver), um exemplo simples do dia a dia, para que você entenda sua necessidade:

Você fez um passeio com seus amigos, bateu umas fotos, quando você chega em casa e descarrega a sua câmera digital, você tem aquelas 50 fotinhos com um nome qualquer, por exemplo: DSC4001, daí vem o uso do nosso programinha, você pode optar em renomear as fotos pelo dia ou pelo mês ou ainda com com a data completa(Dia - Mês - Ano), ou simplesmente enumerar: Foto01, Foto02.

Você faz tudo isso e muito mais, apenas com alguns cliques, que irão marcar a opção desejada.

No início o programa pode parecer meio confuso, mas depois de alguns minutos apanhando, com certeza ele se mostrará amigável.

O programa pode ser encontrado nesta página.

  • Considerações Finais:

O Métamorphose pode renomear qualquer arquivo, e pode renomear pastas também, ele é indicado para renomear 2 ou mais arquivos de uma só vez.

O Métamorphose está presente para outros sistemas Linux, e não somente para o Ubuntu. Ele também está presente para Windows, FreeBSD e Mac OS X.

O Programa está disponível em mais 10 idiomas, incluindo o nosso Português tupiniquim.

Dêem preferência pela versão estável, que atualmente é 1.1.1

Acredito que não seja tão difícil assim dominar o programa, qualquer dúvida deixe um recado nos comentários.

Publicidade 728x90