Pra quem não conhece o Opera, não sabe o que está perdendo, o Opera é um poderoso Browser, assim como o Mozilla Firefox e o Chrome. Presente em todos os S.O. e quase todo o tipo de dispositivo móvel, o Opera possui suporte a abas, suporte a extensões e alta compatibilidade com os novos recursos da web (HTML5 e CSS3). Além disso tem um excelente desempenho e pouco consumo de recursos. Para saber mais visite o site oficial: http://www.opera.com/
Abaixo separei em cinco tópicos o que esta compra pode representar, não só para nós mas também para algumas empresas.
Melhor investimento.
Considero o Opera hoje um dos melhores navegadores, tanto para desktop quanto para dispositivos móveis, acredito que, se comprado pelo Facebook, ele receberá fortes investimentos tanto na parte financeira quanto pela parte publicitária, o que renderia para ele um maior destaque na Guerra dos Browsers.
Ele se tornaria melhor que o Google Chrome?
Não! Não de imediato, já que para o Google se tornar o navegador mais usado do mundo, ele demorou quase 4 anos. Acho que para o Opera decolar nem falta muitos atributos, visto que ele já é um excelente software, o que falta é mais divulgação e aceitação dos internautas. Mesmo estando no caminho certo, acho que o Opera só começaria a incomodar a Google daqui pelo menos 1 ano.
Fim da versão para Linux?
Esta talvez seja a pior parte desta compra, muito provavelmente a versão para Linux será descontinuada, já que todos os desenvolvedores focariam na versão mobile do Opera. Isto porque hoje ela é uma das mais usadas em dispositivos móveis, fato esse que chamou muito a atenção do Facebook, que busca uma melhor "solução" para sua rede social nesse segmento.
Nossa privacidade, como fica?
Esta é uma questão bem delicada, como todos nós sabemos o lucro do Facebook está ligado diretamente aos dados que fornecemos em sua rede social, dizer que ele não vai usar nossos dados em seu navegador é algo bem complicado. Acredito que eles coletariam sim, dados de nossa navegação fora de seu site. Mas possivelmente existirá uma opção que desligará essa coleta de informações, assim como existe no Google Chrome.
Quem mais poderia ser afetado nesta compra?
A Microsoft, a Google e a Mozilla. Dentre as três acho que a Microsoft ainda se daria pior. Hoje quem mais perde com o crescimento do Chrome é o Internet Explorer, que a cada dia que passa se vê caindo mais e mais no ranking dos navegadores. Acredito que num futuro não muito distante a Mozilla o superará, depois disso, para o Opera superá-lo será apenas uma questão de tempo e caso essa compra se concretize, a Microsoft terá que correr, e muito, para não perder a relevância no mundo dos Browsers.
Bem, esse é o meu ponto de vista quanto a aquisição do Opera pelo Facebook, mas e você o que acha disso tudo?
Via: Olhar Digital