A situação dos sites de compartilhamento de arquivos mudou drasticamente desde sábado, quando alguns começaram a tomar medidas de cautela para que seu serviço não fosse fechado. Veja abaixo a situação de alguns sites:
4Shared, avisou que descontinuará seu serviço premium e há relatos que arquivos suspeitos estejam sendo deletados.
FileJungle, FileServe e o FileSonic, avisaram que encerrarão seu serviço premium e só permitirão downloads de arquivos que tenham sido enviados pelo próprio usuário.
UploadBox, se encontra fechado para novos uploads e exibe uma mensagem alertando que dia 30 janeiro, todos os arquivos que nele estão hospedado, serão deletados!
Uploaded.to. Aparentemente o site está bloqueado para visitantes dos Estados Unidos, para o resto do mundo ele continua normal!
UploadStation, avisou que descontinuará seu serviço premium e só permite o download de arquivos que tenham sido enviados pelo próprio usuário.
VideoBB e VideoZer, começaram a apagar arquivos suspeitos e contas de usuários e avisam que seu sistema afiliado será interrompido.
x7.to Se encontra Fechado.
Muitos sites que disponibilizam arquivos para download informam que a situação pode ser muito pior do que sabemos. O Multiupload por exemplo, passa por dificuldades para receber novos arquivos, e já há relatos que vários arquivos estão sendo deletados! Sites como o 4Shared e o MediaFire foram convocados a depor e podem ser os próximos a sumir.
Ontem ao fazer uma pesquisa em diversos sites, notei que a demanda de novos arquivos realmente caiu, e caiu muito. Sites que normalmente publicavam de 20 a 30 links por dia, não chegaram a publicar nem 10 links! Hoje pela manhã a situação já começou a normalizar, os sites informam que estão procurando novos serviços de hospedagem e prometem upar todos os arquivos deletados, aos poucos.
Ao meu ver só pode acontecer uma das duas coisas: Ou esse jeito de compartilhamento que conhecemos acabará e dará início a um outro meio, assim como o p2p se declinou para o atual. Ou novos servidores apareceram, talvez em outros países, já que esse tipo de serviço é muito lucrativo e tem alta demanda.
Antes de terminar queria compartilhar um comentário que li ontem. Disse Welle Rick Falkvinge, fundador do Partido Pirata da Suécia:
'É extremamente perturbador que um cidadão não americano à frente de um negócio não americano com sede fora dos Estados Unidos possa ser preso por autoridades norte-americanas por infringir a lei norte-americana.'
O comentário de Welle realmente serve de reflexão para todos nós, não é mesmo?
Referências: Bits Blog - DW Word - Exame - Gizmodo - Terra.