Image by: Léo |
Entre a melhorias destacam-se:
Todas as empresas que oferecem internet fixa e móvel, deverão entregar a seus usuários uma velocidade média de no mínimo 60% da contratada, sendo que esta porcentagem deve subir até 2014 para 80% da contratada.
As empresas serão obrigadas a fornecer meios do usuário consultar a velocidade de sua conexão, para que os mesmos possam reclamar se a velocidade contratada não for cumprida. Os usuários ainda terão direito a um histórico detalhado destas medições, para que possam encaminhar à Anatel, que fiscalizará as empresas. Estas poderão ser multadas em até R$ 25 milhões se não cumprirem os termos estabelecidos.
As mensagens de texto via celular, os SMS, deverão chegar a seu destinatário em até 1 minuto após seu envio.
As chamadas de telefones fixos para celulares e entre celulares de operadoras diferentes ficaram 25% mais baratas nos próximos três anos.
Além das metas de taxa de transmissão, as empresas terão metas de atendimento, que incluem "capacidade de resolução de reclamações; competência dos atendentes; competência e organização da prestadora; capacidade da prestadora em esclarecer e orientar o assinante quanto a aspectos relacionados à prestação do serviço; percepção do assinante quanto aos aspectos de conta e cobrança; qualidade da conexão; e qualidade do suporte técnico oferecido pela prestadora".
A grande maioria destas mudanças, entram em vigor um ano após a publicação no Diário Oficial da União, o que deve acontecer nos próximos dias, ou seja, entraram em vigor no final de 2012. Teremos mais dignidade nesses serviços que pagamos tão caro!
O jeito é esperar e torcer.
Referência: www.terra.com.br