Resultado das Pesquisas

BrOffice 3.1 no Ubuntu 9.04.

em 16 de junho de 2009
Postagem Atualizada dia 07 07 2010, trocamos o link para a versão 3.2.1





A suite de aplicativos OpenOffice é maravilhosa. Para nós brasileiros existe uma versão exclusiva do OpenOffice que completa ainda mais o nosso Dia a Dia, esta versão se chama BrOffice.

Não é apenas o nome que é diferente, o BrOffice possui ferramentas implementadas nele que o deixam melhor estruturado para atender ao povo brasileiro.

Se você ficou curioso para testar o BrOffice no seu Ubuntu, esta é sua chance, nas linhas abaixo você acompanha um tutorial passo a passo de como implementar o BrOffice no seu Ubuntu.



Atenção

Já existe uma versão mais recente do BrOffice, mas o procedimento de instalação é o mesmo.

Caso você não consiga instala-lo, visite essa página, nela você encontrar um vídeo tutorial.
Veja ainda os erros mais comuns que o usuário comete na hora de instalar o BrOffice.


Então vamos lá?


  • 1º Passo: Você deve conseguir o programa, clique na aqui para iniciar o download da versão deb 32 bits Se você precisar da versão 64bits clique aqui.
O Pacote com o BrOffice terá aproximadamente 150 MB, dependendo da sua velocidade isso pode demorar, é aconselhável não fazer downloads paralelos.

  • 2º Passo: Agora que você já baixou o BrOffice, devemos desinstalar o OpenOffice. Utilize o Synaptic para removê lo, mas Atenção, tome muito cuidado para não desinstalar pacotes de linguagem, PtBR e Pt de seu sistema.

  • 3º Passo: Após você ter desinstalado o OpenOffice, podemos então dar início ao processo de instalação do BrOffice. Note que o arquivo que baixamos está compactado, devemos então descompactá lo para continuarmos. Para fazer isso, clique com o botão direito em cima do pacote baixado (BrOOo_3.1.0_LinuxIntel_install_pt-BR_deb.tar.gz) e escolha a opção "Extrair Aqui".

  • 4º Passo: Agora com o arquivo já descompactado, devemos entrar na pasta via terminal, para fazer isso clique com o direito em cima da pasta(OOO310_m11_native_packed-3_pt-BR.9399) e escolha a opção "abrir num terminal".

Caso você ainda não tenha este plugin instalado  Clique aqui e você será redirecionado até a página do www.ubuntued.info, aonde meu grande amigo Cláudio Novais ensina como instalar este maravilhoso plugin.




  • 5º Passo: Agora que já estamos "dentro da pasta" via terminal, você deve digitar o comando:






  • sudo dpkg -i DEBS/*.deb

    Isso fará com que todos os pacotes debs que se encontram nesta pasta, sejam instalados automaticamente.
    • 6º Passo: Estamos quase acabando, agora você deve fechar o terminal  e voltar na pasta que foi extraída. Abra esta pasta, dentro dela existem várias pastas, você deve abrir a pasta "DEBS", dentro da pasta "DEBS" procure e abra a pasta "desktop-integration". Dentro desta pasta, tem um arquivo chamado "broffice.org3.1-debian-menus_3.1-9393_all.deb"

    Você deve clicar em cima dele 2x e instalá lo com o instalador de pacotes.
    Pronto, acabou simples não é mesmo?

    Agora você pode usufruir do que há de melhor do OpenOffice dedicado aos brasileiros.

    Atenção 

    Caso ainda tenha ficado alguma dúvida, visite está nossa outra postagem, aposto que suas dúvidas acabaram. No link citado demonstramos a instalação através de um vídeo tutorial.

    O Link que é utilizado para o download do Pacote BrOffice neste tutorial pertence ao ftp do BrOffice,você pode checar o link clicando aqui.

    Publicidade 728x90