Resultado das Pesquisas

Design Open Source!!! Parte 3! GIMP x Photoshop

em 23 de agosto de 2010
Dando continuidade à nossa série de post's que abordam o tema "Design Open Source", iremos começar a falar do GIMP. Simplesmente a melhor ferramenta de edição de imagens, livre e gratuita que existe.

Imagem by: fruzzgle




Diferente do que muitas pessoas pensam, o Gimp não é uma cópia mal feita do photoshop, e sim uma ferramenta com o mesmo poderio de fogo.

Antes de conhecer e conviver com Linux, por muito tempo utilizei o Adobe Photoshop, imaginando que não existiria um software tão completo como ele na edição de imagem. Depois que optei por usar apenas o Linux como sistema operacional, sempre tinha problemas na hora de editar uma imagem usando o Gimp. Por muitas vezes recorria ao Wine, e ao Photoshop emulado, que não era nem um pouco fácil de se ter um desempenho tão satisfatório como no Windows. Bati muito a cabeça até abraçar o Gimp como meu editor de imagem padrão.

Uma das coisas que pode confundir muito para quem usa o Gimp à primeira vez, é a sua interface com 3 janelas. Era muito irritante no início mexer com as 3 janelas, mas no fim acabei me adaptando.

Para contornar este problema os desenvolvedores do Gimp estão trabalhando para que em sua próxima versão seja possível ter apenas uma janela, ou três se a pessoa preferir. Se você não quiser esperar até o lançamento oficial da nova versão, você já pode baixá-la visitando esse link. Existe também um plugin que promete unificar as três janelas em uma, o plugin em questão é esse aqui, porém ainda não o testei, então não posso dar minha opinião.

Nos dias de hoje acho mais difícil mexer com o Photoshop do que com o Gimp, tudo na verdade é uma questão de adaptação, mesmo ainda hoje não sendo "expert" em edição de imagem, posso garantir a quem quiser que qualquer coisa feita no Photoshop pode ser feita no Gimp e vice versa.



O Gimp está disponível a qualquer pessoa, sendo totalmente gratuito e possuindo versões para todos os S.O. Outra grande vantagem do Gimp é ele estar disponível em muitos idiomas, incluindo o nosso Português Brasil.

Se comparado ao Adobe Photoshop, o Gimp é um programa pequeno, com apenas 20mb o Gimp faz realmente milagre nas edições de fotos, já o Photoshop com o seu quase 1Gb de tamanho pode chegar a ser um problema para quem dispõe de pouco espaço na HD.


A última coisa que vamos comparar entre eles é o número de tutoriais, artigos e dicas que encontramos sobre cada uma das aplicações. O Gimp infelizmente não chega aos pés do Photoshop nesse quesito, encontramos muito mais informação sobre o Photoshop do que sobre o Gimp. Mas não é por isso que deixamos de encontrar bons artigos sobre o mesmo.

Esse será o nosso próximo assunto na série "Design Open Source", vamos mostrar vários sites que fornecem tutoriais e dicas para o Gimp, não percam.

Publicidade 728x90