Resultado das Pesquisas

Nokinux, alternativa ao Nokia PC Suite.

em 11 de junho de 2010
Hoje o celular se tornou uma ferramenta indispensável para muitos de nós, também se tornou muito comum celulares e computadores "se comunicarem" entre si, seja para passar uma música ou uma foto, em alguns casos através de dispositivos bluetooth ou conexão usb. Porém alguns celulares só conseguem se comunicar com os pc's através de aplicativos próprios, para quem utiliza Linux isso pode ser um grande problema já que na grande maioria das vezes não existem aplicativos que o façam.


Na postagem de hoje iremos falar do Nokinux, um aplicativo que promete a comunicação entre celulares da Nokia e seu PC.
O Nokinux nada mais é do que uma alternativa ao Nokia PC Suite, com a grande diferença dele funcionar em Linux.

O projeto Nokinux nasceu em 2008, no fórum do Ubuntu da Itália, de lá até hoje o software sofreu várias mudanças, na tentativa de se aperfeiçoar e ser tão eficiente quanto o Nokia PC Suite. Atualmente ele se encontra em estágio Alfa, dando suporte a vários aparelhos da Nokia, esperamos que num futuro breve ele consiga resolver todos seus bugs, e saia uma versão final do aplicativo.

Você não precisa esperar para testar o aplicativo, talvez ele já possa atender as suas necessidades. Então se você quiser fazer o download do mesmo, clique aqui.

Ao clicar no link, você estará baixando a versão do Nokinux em espanhol, mas se você quiser fazer o teste na versão italiana baixe este arquivo aqui.

Após você ter baixado o arquivo tar.gz, você deve extrair o pacote!


Entre na pasta que você você extraiu, existem quatro arquivos e uma pasta.


Clique com o botão direito, em cima do arquivo Setup, entre em Propriedades e depois na aba Permissões, e deixe as opções marcadas iguais a da figura abaixo.


Feito isso, agora clique 2 vezes sobre o arquivo Setup, e escolha a opção Executar.


Feito isso será necessário informar sua senha de ROOT, para instalação começar será necessário estar conectado à internet, caso o programa precise de alguma dependência ele irá baixar e instalar.

Após a instalação ter sido concluída, vamos iniciar o programa, vá em Aplicativos -> Acessorios -> Nokinux.

Ao iniciar o programa será pedido sua senha de ROOT, digite-a e clique em "ok". Uma janela igual a da figura abaixo deve aparecer!


Vamos agora para a tradução dos textos das janela, mesmo o texto sendo em espanhol, acho importante vocês compreenderem bem o que cada opção pode fazer.

A Mensagem da janela pode ser traduzida assim:

Escolha uma das opções abaixo e pressione Ok.
As opções marcadas com * podem danificar o seu sistema, se forem utilizadas por usuários inexperientes.

Após esta mensagem temos agora as opções que podem ser escolhidas, suas traduções seriam:

Conectar um Celular Nokia
Desconectar um Celuar Nokia
Conectar um novo Celular Nokia
Configurar seu Nokia, como modem banda larga
** Modificar o arquivo de configuração manualmente
Desinstalar o NOKINUX
**Criar/Restaurar um Backup
Informações sobre o NOKINUX
Sair

Suponhamos que você queira apenas transferir dados entre seu PC e seu Celular, escolha a opção "Conectar um Celular Nokia" e clique em Ok. Agora chega o momento de você conectar seu Celular ao PC através de uma porta USB 2.0, o programa irá apresentar uma mensagem pedindo isso.



Após você ter clicado no "OK" na mensagem anterior, uma nova mensagem se abrirá perguntado se você deseja realmente abrir o conteúdo de seu celular, clique em "sim" e pronto, seu celular será montado como um disco rígido, agora você pode passar músicas e fotos de seu PC para seu Celular ou vice-versa.


Para desconectar seu celular do PC com segurança, basta você fechar a janela do Nautilus que exibe o conteúdo de seu celular. Ao você fechar a janela, uma mensagem como a da figura abaixo irá aparecer, perguntando se você deseja desconectar o celular.


Se a sua resposta for "Sim", clique "sim" nesta mensagem e na próxima que irá aparecer! Digite sua senha de ROOT, caso ela seja solicitada.

Possíveis problemas que você pode encontrar:


Quando você for descompactar  o arquivo tar.gz, certifique-se que ele se encontra em sua pasta Home.

Em uma das vezes que fiz o teste não consegui instalar o programa, porque a pasta que extrai não estava na Home.

Caso você conecte seu celular a uma porta USB, e o programa não reconhecer o mesmo, o Nokinux irá apresentar uma mensagem igual a imagem abaixo.


Isso pode ter ocorrido por três motivos:

1) A porta UBS que você conectou seu Celular não é uma porta USB 2.0. Normalmente essas portas ficam na parte traseira do PC.

2) Se você têm certeza que a porta USB é 2.0 desconecte e conecte novamente o celular, isso aconteceu comigo aqui nos teste.

3) Se mesmo depois disso seu celular não foi reconhecido, resta apenas esperar que os desenvolvedores lancem uma nova atualização, com suporte a seu celular.

Importante:

A versão que usamos no teste é a versão 0.0.82, atualmente já existe uma versão mais nova, a versão 0.0.85, porém esta versão não está disponível em espanhol, está apenas em italiano e a mesma não consegui fazer rodar nem com reza brava. Quer experimentar, vá por sua conta e risco!

Nos testes utilizei um Nokia N95, o qual funcionou perfeitamente em todos os teste que fiz.

O software foi desenvolvido para funcionar apenas no Ubuntu e talvez no Debian.

Testei o software tanto no Ubuntu 64bits como no 32bits. Sendo que usei o mesmo pacote em ambas as versões.

Agradecimento:

Gostaria de agradecer ao meu grande amigo Marcão, por ter me emprestado o seu Celular Nokia N95 e ter me apresentado o programa. Um forte abraço e um muito obrigado de toda a Equipe Filhos da Web.

Página do Projeto em espanhol.  - Página do Projeto em italiano.

Publicidade 728x90