Resultado das Pesquisas

Entrevistando o: "Espaço Liberdade".

em 16 de setembro de 2009



No último domingo, dia 13 de setembro, entrevistamos 2 integrantes do Blog Espaço Liberdade, foi uma entrevista bem-humorada. Falamos sobre diversos assuntos, e agora nas linhas abaixo você vai conhecer um pouco sobre o Quadrado Mágico que compõem o time da liberdade.

Inicialmente vamos apresentar cada integrante, em um pequeno resumo, logo em seguida você confere a entrevista.


Nome real? Caique Freitas


Seu Nick? 34129xt

Idade? 15 anos.

Estado onde mora? São Paulo

Cinco coisas que você não viveria sem? Água, oxigênio, comida, meu PC e Linux.

Para te seguir no Twitter? Siga o espaço liberdade, não tenho Twiter! http://twitter.com/espacoliberdade

Qual foi o seu primeiro contato com Linux? Foi com o famoso Ubuntu, que ganhei de um amigo meu que odeia Linux, e me deu o CD.

Qual foi a primeira impressão?  “É bom, e não é difícil como dizem, mas acho que é melhor ter dual-boot, pois meus jogos fazem parte de mim” , depois eu descobri o Wine...

Qual a sua versão Linux diária?  Big Linux 5.0 Alpha 2

Por quê?  Atende todas as minhas necessidades, e tem uma comunidade muito boa num fórum em PT-BR. Sem falar no KDE 4, que é muito bonito.

Se o Linux fosse uma mulher, quem seria? A mulher do Karl Marx.

Qual foi a pior cagada que você já fez em um Linux?  Eu baixei o Fenix e pensei que o mesmo fosse live-cd. Quando iniciei, sem que eu pedisse qualquer coisa, o CD apagou todas as minhas partições. Assim eu perdi dois Linux e o Windows do meu irmão. Sem falar nos jogos, documentos, imagens, músicas, configurações...

Foi reversível? Infelizmente tive de reinstalar e configurar tudo de novo, e aprender a lidar com a perda de minhas toneladas de lixo guardadas no HD.



----//----


Nome real? Cleiton Felix de Lima


Seu Nick? cleitonlima

Idade? 21 anos.

Estado onde mora? Rio de Janeiro

Cinco coisas que você não viveria sem? Um bom livro, brigadeiro, meu irmão, meu cachorro e minha mãe.

Para te seguir no Twitter?  http://twitter.com/cleitonflima

Qual foi o seu primeiro contato com Linux? Há uns dois anos e meio, com o Kurumin 6.

Qual foi a primeira impressão? Um mundo totalmente novo. Eu não estranhei muito porque já usava Firefox, BrOffice e outros no Windows, mas a sensação foi de estar mudando de casa.

Qual a sua versão Linux diária? Big Linux 5 Alpha 2.

Por quê? É uma distro completa, leve, diferente. Além disso, mesmo em estado alpha está mais estável que muita distro estável por aí.

Se o Linux fosse uma mulher, quem seria? Guinevere, das lendas do Rei Artur. Forte quando precisa ser forte, gentil quando precisa ser gentil.

Qual foi a pior cagada que você já fez em um Linux? Instalar o KDE 4.0 no Big Linux 4.2 achando que era bom...

Foi reversível? Nem tanto. Mesmo desinstalando o KDE 4.0, o 3.5 não voltou a ficar como era.


----//----


Nome real? Ricardo Martiniano

Seu Nick? Ric4rdo (pouco usado, pois prefiro me identificar como Ricardo.)

Idade? 17 anos

Estado onde mora? Paraíba

Cinco coisas que você não viveria sem? Amigos, família, internet, conhecimento e Deus.

Para te seguir no Twitter? http://twitter.com/rmartiniano

Qual foi o seu primeiro contato com Linux? Meu primeiro contato com o Linux foi com o falecido Kurumin 7. Após conversar com uns amigos, eles me convenceram a utilizar o Linux. Procurei no Baixaki e achei o "tal Kurumin". Baixei, testei e gostei muito. Tanto que uso praticamente apenas Linux.

Qual foi a primeira impressão? Algo bem diferente do que imaginava! Eu, como muitos, pensava que o Linux era basicamente "uma tela toda preta com letrinhas brancas". Mas vi que é muito mais do que isso! É o resultado de esforços de pessoas espalhadas pelo mundo que têm a disposição de entregar algo funcional, útil, leve e prático para todo tipo de usuário.

Qual a sua versão Linux diária? Uso duas versões. No notebook (que sempre me acompanha) uso o Big Linux 5 Alpha 2, e no Desktop tenho instalado o Ubuntu 9.04, que em breve será substituído pelo 9.10.

Por quê?  O Big Linux tem o KDE 4, que por padrão é bem mais bonito que o Gnome, e facilita a divulgação do Linux na Universidade. Tenho o Ubuntu no desktop para poder fazer um comparativo entre os dois. Apesar do Big Linux utilizar repositórios do Ubuntu, são sistemas diferentes.

Se o Linux fosse uma mulher, quem seria? Talvez minha mãe. Por me permitir estar sempre tranqüilo e saber que estou seguro quando está por perto!

Qual foi a pior cagada que você já fez em um Linux? Quando se está aprendendo algo novo, está sempre propício a fazer diversas "cagadas". Mas a que não esqueço foi quando fui editar o Xorg de meu Linux. Não funcionou depois da edição e eu não havia feito backup algum do anterior.

Foi reversível? Não! Meti o CD do sistema no leitor e formatei tudo.


----//----



Nome real? Thulio Phelipe

Seu Nick? Não possui!

Idade? 20 anos.

Estado onde mora? Paraíba

Cinco Coisas que você não viveria sem? Música, Caneta, Papel, Família e Amigos.

Para te seguir no Twitter? http://twitter.com/thuliophelipe ou http://twitter.com/conexaomental

Qual foi o seu primeiro contato com Linux? Num notebook de um amigo meu, eu era inclusive um dos críticos do Linux.

Qual foi a primeira impressão? Não via vantagens, mas passei a me aprofundar e hoje tenho uma visão bem diferenciada, tanto que leio noticiários sobre o Linux e vejo suas vantagens principalmente relacionadas a custos e suporte.

Qual a sua versão Linux diária? Ubuntu

Por quê? Ainda não tenho um grande conhecimento sobre as outras versões e considero o Ubuntu mais prático por já ter o contato com ele.

Se o Linux fosse uma mulher, quem seria? Björk (Incompreendida para alguns, gênio para outros.)

Qual foi a pior cagada que você já fez em um Linux? Apertar Control + Alt + Del.

Foi reversível? Não pegou!


----//----




O que é o Espaço Liberdade? O ESPAÇO LIBERDADE é o resultado da união dos esforços de amigos que tinham um objetivo em comum: divulgar o software livre.

Quem escreve os artigos? Ricardo, Cleiton, Caíque e Thulio.

Vocês aceitariam uma mulher no blog de vocês? Sim. Qualquer pessoa que tenha interesse em nos ajudar nesta "empreitada" será muito bem vinda, independente de idade, sexo e região.

Qual é o conteúdo? Linux, software livre, tecnologia, games e algo mais relacionado, que possa nos interessar.

De onde surgiu a necessidade de criar o blog? Existiam vários blogs individuais sobre o tema que escrevemos, mas ninguém tomava a iniciativa de se unir para fazer uma coisa só. e união é a base do linux e do software livre em geral. O blog é a resposta para quem acha que união hoje em dia é historinha.

De quem foi a ideia do nome do blog? Ricardo e Cleiton

Por que o nome “espaço liberdade”? O blog é um local (espaço) em que há a reunião de tudo (artigos, textos, dicas, novidades, vídeos, imagens) relacionado ao software livre principalmente (liberdade). não havia nome melhor.

Existe tipo um “chefe” entre vocês? Com certeza não. Todos têm a mesma importância e obrigação na equipe. O máximo que um faz é consertar alguma coisa mal feita pelo outro.

O que vocês estão achando das primeiras impressões do blog ? O Espaço Liberdade está sendo bem visitado e muitos leitores estão comentando nossos posts. Isso é sinal de que estão gostando de nosso trabalho.

O Blog Espaço Liberdade recentemente alcançou mil visitas o que vocês dizem sobre isso? Bom, a gente trabalhou para isso. Não achamos que conseguiríamos essa marca em menos de um mês da união, mas já que conseguimos, estamos trabalhando para mantê-la sempre crescente.

O "Espaço Liberdade" apoia vários projetos. Quem os apoia? Todos os nossos parceiros, as pessoas que visitam deixando comentários ou não. Tudo é um apoio, mesmo que informal.

Vocês têm algum inimigo ou rival? Acho que a blogosfera é um local aberto. Ninguém nos incomoda, mas talvez possamos estar incomodando alguém.

Quais os planos de vocês para os próximos 6 meses, quais metas vocês querem alcançar? Pensamos em fazer o blog crescer e tornar-se cada vez mais conhecido. Pensamos em talvez promover alguma promoção para nossos leitores nesse espaço de tempo.

O que vocês me dizem sobre as distros nacionais, no futuro? As únicas que vemos algum futuro são o Big linux e o Succi linux, se mantiverem o ritmo, as boas ideias e claro, receberem incentivos, senão terminarão como o Kurumin.

O que vocês comentam sobre o fim do Kurumin 8 NG? O kng foi um natimorto. foi lançado sem o que o Kurumim sempre teve de melhor, que eram os ícones mágicos e a leveza da base Debian. foi lançado destinado a cova.

O que vocês dizem sobre o S.O. Google? É uma estrada ainda no inicío, mas que oferece caminhos perigosos. tanto poderia utilizar o código do linux e "fechar" o código de drivers que fossem feitos para ele, prejudicando toda a comunidade. Como poderia se tornar o maior linux já feito, fazendo toda a comunidade crescer e evoluir.

E sobre o Windows Seven? Tentativa desesperada de não perder um monopólio. mexeram um pouco no Vista, misturaram com o Xp e mudaram o nome.

Vocês acreditam que hoje o Linux, pode ser um sistema usado por grande parte das empresas nacionais? Por quê? Sim. O Linux faz praticamente tudo o que o Windows faz e ainda traz consigo estabilidade, leveza, segurança e economia.

Como vocês imaginam o futuro do Linux no geral? O Linux tem tudo para crescer. A sociedade de software livre trabalha para poder mostrar que ele tem diversas vantagens se comparado aos outros S.O's. nós do Espaço Liberdade também damos nossa colaboração divulgando-o.

O que vocês gostariam de dizer para quem quer testar o LINUX? Tudo o que é novo parece mais complicado e difícil. Mas é só aparência. com boa vontade e sabendo escolher a distro correta, o Linux já é a opção mais vantajosa.

Para terminar 10 sites que vocês indicam semelhante ou não à vocês?

www.andregondin.eti.brwww.jogos4linux.comwww.cafecombytes.blogspot.comwww.tecnologianetblog.comwww.technodia.netwww.filhosdaweb.netwww.jornaltecnologia.com.brwww.espiritolivre.org - www.ubuntugames.org www.nerdssomosnozes.com.

----//----

Para segui-los pelas redes sociais: Facebook - Twitter - Identi.ca

Agradecemos muito pela entrevista que nos foi dada pela equipe do Blog Espaço Liberdade.

Publicidade 728x90