Resultado das Pesquisas

Código Braille, 180 anos de leitura e escrita para os cegos!!!

em 14 de agosto de 2009

(Louise Braille. Imagem: www.nfbofillinois.org)



Louis Braille, nasceu com perfeita visão, porém aos três anos de idade sofreu um grave acidente causado por uma das máquinas da oficina de seu pai, que o levou a perder a visão de ambos os olhos.


Apesar do infeliz ocorrido seus pais decidiram que Braille deveria fazer seus estudos em um colégio comum. Como não podia ler ou escrever as lições passadas, ele desenvolveu um incrível método de decorar todos os ensinamentos.


Mesmo com todas as dificuldades, o jovem francês demostrou desempenho exemplar nos estudos, por esse motivo conseguiu uma vaga em uma instituição de ensino para cegos administrada por Valentin Haüy.


Na instituição de Haüy os livros eram impressos com letras em alto relevo, o que facilitava e aprimorava o aprendizado de Louis. Porém pelo fato das letras serem em alto relevo os livros eram pesados e a leitura dos mesmos demasiadamente demorada. Por esse motivo Valentin Haüy sempre estava à procura de novos métodos para a aprendizagem e informação dos deficientes visuais.


Sob tal contexto, o capitão de artilharia Charles Barbier de la Serre apresentou um método conhecido como “sonografia” ou “escrita noturna”. Nesse novo sistema, o usuário utilizava um código feito em pontos que poderia ser lido com a ponta dos dedos. Apesar de oferecer várias facilidades, o código apresentado por Barbier apresentava dois sérios problemas: era complexo demais para ser memorizado e os símbolos que eram usados não permitiam a soletração das palavras.


Em meio a diversos acontecimentos, Braille conheceu Teresa, que lhe apresentou o mundo da música. Devido à esta amizade Louis aprendeu a tocar diversos instrumentos, chegando a fazer apresentações em grandes casas de concerto.


Em um desses concertos Braille conheceu Alphonse Thibaud, conselheiro comercial do Estado francês, que propôs que ele criasse um método que permitisse os cegos ler e escrever. Mesmo refutando tal proposta de início, com o tempo passou a se empolgar com esse projeto desafiador.


Após três anos de pesquisas, Louis conseguiu estabelecer um código em pontos para a leitura e escrita dos deficientes visuais. Este novo sistema foi divulgado em seu livro: “Processo para escrever as palavras, a música e o canto-chão, por meio de pontos, para uso dos cegos e dispostos para eles”, em 1829. Infelizmente Braille não chegou a ver seu trabalho reconhecido pois faleceu em 1852, quando ainda não haviam difundido amplamente o novo sistema.


O código Braille é composto por uma combinação de pontos dispostos em uma célula de três linhas e duas colunas. Por meio da combinação destes símbolos, o deficiente visual pode realizar a leitura e a escrita de qualquer tipo de texto.
Atualmente, existem máquinas de escrever adaptadas para a confecção de textos em Braille e computadores que conseguem transformar um simples comando de voz em um texto adaptado a esse mesmo código.

Com toda a certeza uma das criações mais importantes para a comunicação dos deficientes visuais e aqueles que os rodeiam.

Conheçam abaixo o alfabeto e os números em código Braille.


Publicidade 728x90